Acionista do Yahoo! pede troca de CEO após escândalo do currículo

O maior investidor externo do Yahoo! disse que a empresa de internet deveria nomear seu diretor financeiro ou de comunicações como presidente-executivo interino, após a controvérsia envolvendo o histórico escolar de Scott Thompson.

O fundo de hedge Third Point, que tem travado batalha pública contra o conselho do Yahoo! e expôs as imprecisões na biografia oficial de Thompson na semana passada, voltou a repetir o pedido feito na última quarta-feira, de que a companhia demita o executivo e escolha quatro de seus candidatos a diretores para o conselho.

O Yahoo! designou na última terça-feira um comitê especial para investigar o histórico de Thompson e para revisar os “fatos e circunstâncias” que envolveram a contratação de Thompson.

A empresa reconheceu na última semana que Thompson, ex-presidente da divisão PayPal do eBay, não é formado em ciência da computação, a despeito do que foi dito na biografia oficial do executivo e nos documentos enviados para a Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador do mercado norte-americano.

A controvérsia levantou dúvidas sobre o futuro do quarto presidente-executivo do Yahoo! em cinco anos e sobre o último plano para tentar reavivar o crescimento de receitas da companhia.