Brasil leva 4 prêmios em olimpíadas de tecnologia da Microsoft

Estudantes brasileiros foram premiados em quatro categorias da Imagine Cup, olimpíadas tecnológicas realizadas pela Microsoft. A décima edição do evento teve cerimônia de premiação em Sydney, na Austrália, nesta terça-feira, e distribuiu mais de US$ 175 mil em prêmios em oito categorias. Mais de 350 estudantes de 75 países viajaram para Sydney depois de competir em eventos locais e online.

O Brasil ficou com a segunda colocação na competição de Design de Jogos, uma das principais do evento. A equipe brasileira The Doers levou o prêmio com o game “Do More”, que ficou na segunda posição na categoria na categoria Xbox. O game encoraja os jogadores a resolverem problemas através do trabalho em equipe.

Além disso, o Brasil teve as equipes Virtual Dreams e Team Interlab premiadas em outros três desafios da competição, com criações para as plataformas Kinect, Azure e Metro, o novo design do Windows.

Um grupo de estudantes ucraniano que criou um sistema que permite que pessoas surdas se comuniquem verbalmente foi o grande vencedor. O grupo quadSquad, ficou com a primeira colocação na categoria de Design de Software com o Enable Talk, um par de luvas equipado com 15 sensores que reconhecem padrões de linguagem gestual. Esses padrões são transmitidos via Bluetooth para um smartphone e traduzidos em sinais em áudio. O grupo levou um prêmio de US$ 25 mil. Segundo a Microsoft, esse não foi o único projeto voltado para a acessibilidade: 23% dos projetos do Imagine Cup deste ano foram criados para melhorar a vida das pessoas com deficiência.