Pesquisadores do MIT criam superfície que assume formas tridimensionais em tempo real

A gente já conhece vários exemplos de tecnologias capazes de representar nossos movimentos virtualmente, como é o caso do Kinect. Mas e se os seus gestos pudessem ser reproduzidos fisicamente, por meio de uma superfície que assume as formas de seus braços, por exemplo? Pois é justamente uma tecnologia assim que o MIT Media Lab acaba de apresentar.

Fruto de uma pesquisa de nome inFORM conduzida por alunos da instituição e liderada pelo professor Hiroshi Ishii, esta superfície assume formas tridimensionais em tempo real. Para isso, um conjunto de câmeras e sensores mapeia o formato do objeto observado, identifica os movimentos que estão sendo feitos (que, na prática, consistem na alteração da forma) e envia os dados para um computador.

Cabe à máquina transformar estas informações em coordenadas que são transmitidas ao equipamento. Este, por sua vez, é composto por hastes retangulares que se elevam até determinada altura para “imitar”, com o máximo de fidelidade possível, o formato do objeto mapeado. Não entendeu? Então veja o vídeo:

Deveras impressionante, não? Além de imitar as formas capturadas pelas câmera, também é possível fazer a invenção modelar projetos desenvolvidos no computador. A partir daí, dá para imaginar as utilidades que um dispositivo como este pode ter: jogos, maquetes que assumem várias formas (recebendo inclusive instruções remotas), mapas 3D  e, com versões mais sofisticadas, até mesmo simulações de objetos.

Com informações: Gizmodo