Smartphones custarão menos a partir do fim do mês, diz ministro

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo garantiu nesta terça, em evento de lançamento da nova sede da Telefônica/Vivo, em São Paulo, que nos próximos dias será assinada pela presidente Dilma Rousseff a desoneração para smartphones, com os novos valores passando a valer a partir do fim do mês.

“Estamos muito satisfeitos. Fizemos a desoneração para a construção de redes de telecomunicações e nos próximos dias, sai a desoneração dos smartphones”, afirmou ao declarar que a ideia é ter um teto “de até R$ 1,5 mil” para os aparelhos. “Quinta-feira passada chegamos a um acordo com a Fazenda sobre o texto da desoneração. Estamos estudando se haverá outro teto para o 4G”.

Paulo Bernardo disse ainda que o governo brasileiro tem grande interesse no que ocorre no setor de telecomunicações no Brasil. “É um setor que cresceu rápido demais e estamos com problemas de infraestrutura. O 3G cresceu 100% em 2011 e mais 80% no ano passado. Queremos fazer um plano de universalização da Internet com a qualidade que a população exige. Já pedi ao prefeito de São Paulo (Fernando Haddad) que estude a legislação de antenas na cidade. Vamos precisar ainda mais com o 4G”.