Apple trabalha em tablet com tela de 7,8 polegadas, diz jornal

A Apple estaria trabalhando em um tablet com tela menor de 7,8 polegadas para ajudar a solifidificar sua liderança no mercado de tablets, segundo uma reportagem do The New York Times. Segundo o jornal americano, a estratégia da Apple seria lançar dispositivos com diferentes preços e funções e competir com aparelhos com telas de sete polegadas lançados pelo Google – Nexus 7 – e pela Amazon – Kindle Fire. O jornal afirma também que a Amazon estaria planejando um tablet com tela maior, mas sem entrar em detalhes sobre o produto.

Analistas ouvidos pelo The New York Times apostam que a Apple poderia focar – assim como Google e Amazon – as funções do tablet com tela menor em funcionalidades de consumo de mídia, especialmente livros. Os analistas acreditam que a companhia poderia, inclusive, posicionar o novo produto mais como uma próxima geração do iPod touch, seu player de mídia, do que como um mini iPad.

Segundo o jornal, o primeiro protótipo de um tablet na Apple começou a ser desenvolvido em meados da década de 2000 e tinha uma tela de sete polegadas. Steve Jobs, porém, sempre se mostrou contrário a um tablet com tela menor que a do iPad, que tem 9,7 polegadas. “Há limites claros do quão próximo você pode colocar os elementos em uma tela de toque para que os usuários possam tocar ou pinçar com segurança. Esta é uma das principais razões pelas quais achamos que o tamanho da tela de 10 polegadas é o tamanho mínimo necessário para criar ótimos aplicativos para tablets”, disse Jobs em uma conferência.

Além do <i<>The New York Times, o The Wall Street Journal e a Bloomberg já publicaram reportagens citando fontes anônimas que confirmariam o desenvolvimento de um mini iPad. Uma fonte chinesa disse ao site japonêsMacOtakara que a versão menor do iPad, que já teria tido protótipo montado e testado na China, seria efetivamente produzida em território brasileiro. A mesma fonte também afirmou que o lançamento do mini iPad acontecerá no mês de setembro, para impulsionar ainda mais vendas antes das festas de final de ano.