Nokia corta pela metade preço do seu topo de linha nos EUA

A Nokia reduziu pela metade o preço do seu smartphone topo de linha nos Estados Unidos, o Lumia 900. O aparelho, que roda Windows Phone 7 e era a principal aposta da finlandesa para enfrentar aparelhos com o iPhone, da Apple, e a linha Galaxy S, da Samsung, passou de US$ 99 para US$ 49,99. As informações são do site espanhol El País. O aparelho ainda não foi lançado no Brasil.

A companhia afirmou que a redução do preço é normal e faz parte do “ciclo de vida” dos seus celulares. O aparelho, assim como todos os outros que rodam a versão atual do sistema operacional móvel da Microsoft, não terá atualização para Windows Phone 8, nova geração do sogtware anunciada no mês passado. Isso acontece porque, ao contrário do sistema móvel atual, que é baseado no Windows CE, a nova versão do software terá como base o Windows 8. A Microsoft planeja, porém, implementar uma nova interface na tela inicial em uma atualização para a versão 7.8 nesses dispositivos.

A Nokia, que liderou o mercado de celulares durante 14 anos, perdeu a liderança para a Samsung no primeiro trimestre deste ano. Um pesquisa feita pela Reuters com analistas indica que a Samsung deve ter registrado vendas de 15,7 milhões aparelhos a mais que a Nokia no segundo trimestre deste. Nos três primeiros meses do ano, a vantagem foi de 3,4 milhões de unidades, segundo a empresa de pesquisa de mercado Gartner.