Cloud Source Repositories, o (quase) concorrente do Google para o GitHub


Sem ter o mesmo poder de fogo que GitHub, Bitbucket e similares, o Google decidiu descontinuar o serviço de repositórios Google Code em março. Mas o segmento não foi totalmente descartado pela companhia: discretamente, o Google vem trabalhando em um serviço parecido chamado Cloud Source Repositories.

A novidade está em fase beta e, apesar de já ter um número considerável de recursos, não aparenta ter força para atrair usuários do GitHub e semelhantes, pelo menos não agora.

Talvez essa nem seja a intenção do Google. Tudo indica que a companhia está mais preocupada em se armar contra plataformas nas nuvens como Amazon Web Services e Microsoft Azure, afinal, ambos os serviços já oferecem repositórios. Isso explica o fato de o Cloud Source Repositories estar diretamente vinculado à Google Cloud Platform.

ff

Mas o que exatamente o Cloud Source Repositories proporciona? Ao VentureBeat, o gerente de produtos da Google Cloud Platform Chris Sells começou explicando que o serviço oferece repositórios Git privados e seguros que se integram com outras ferramentas nas nuvens (você pode vinculá-los a algum projeto já existente no próprio GitHub, por exemplo).

O Cloud Source Repositories também disponibiliza um ambiente de desenvolvimento online. O Google trabalha inclusive em uma ferramenta chamada Cloud Debugger que permite ao desenvolvedor inspecionar o estado do código sem afetar a sua execução (no momento, funciona apenas com Java).

Outros recursos estão a caminho. Chris Sells destaca uma API que será disponibilizada ainda neste ano que permitirá ao desenvolvedor ter controle automatizado de seus repositórios.

Não ficou claro, porém, quando o Cloud Source Repositories será lançado como um produto final. Sells prometeu novidades para os próximos meses, mas não especificou datas.

Se você estiver interessado em conferir de perto a novidade, pode se inscrever napágina oficial do Cloud Source Repositories. Note que, na fase beta, as contas criadas são gratuitas, mas têm limite de hospedagem de 500 MB. Para usar o serviço, é necessário instalar o Git e o Google Cloud SDK.

Deixe uma resposta