Cofundador do PayPal lança nova startup para concorrer com antigo projeto

O empreendedor Max Levchin, cofundador do PayPal, lançou nesta terça-feira (26) uma nova startup de pagamentos online e móveis, a Affirm. Este é o primeiro projeto de Levchin desde que ele vendeu sua última empresa, Slide, para o Google e deixou seu cargo na gigante da Web. As informações são do All Things D.

A Affirm, que aparentemente possui outras concorrentes como a Square, a Stripe e o próprio PayPal, tem como proposta aprimorar a conversação entre os dispositivos móveis e os sistemas de pagamento. O sistema utilizará o Facebook e outras ferramentas sociais para realizar a autenticação dos usuários no serviço e, só depois, garantirá que o pagamento seja redirecionado aos comerciantes evitando riscos e fraudes.

“Estamos tentando chegar o mais perto possível do clique, o que tem sido sempre utilizado no desktop’, afirmou Max Levchin. “No celular, tornou-se um imperativo você tornar a compra rápida e fácil, se não você perde um cliente”. O investidor também descreve a Affirm como um cartão de recarga digital ao invés de um cartão de crédito, tornando as transações comerciais melhores para os empresários e reduzindo a taxa de abandono das compras nos aparelhos móveis.

O novo sistema também permitirá que os usuários tenham até 30 dias para realizar o pagamento de suas compras, algo muito parecido com as faturas de cartões de crédito. E além dos dados sociais do usuário, a Affirm poderá utilizar outras informações como número do CEP residencial do usuário e até o ID do seu celular – o primeiro parceiro da Affirm em sua versão beta é a 1-800-Flowers.