Consoles estão cada dia mais parecidos com PCs, afirma executivo da Alienware

Frank Azor, gerente geral da fabricante de computadores Alienware, revelou durante entrevista ao site PCGamesN que os consoles, principalmente os fabricados pela Microsoft e Sony, estão cada dia mais parecidos com os PCs. O executivo afirma que as produtoras de consoles estão “transportando os PCs para a sala de estar”.

“Se você perceber o que a Microsoft e a Sony estão fazendo [com o Xbox One e o Playstation 4, respectivamente], verá que eles estão basicamente transportando os PCs para a sala de estar. Eles têm uma CPU AMD, uma placa de vídeo AMD, um disco rígido de desktop…É inacreditável”, explicou Azor.

Outro recurso apontado por Frank Azor que marca esta revolução é o fato dos usuários estarem baixando os jogos que desejam jogar em seus consoles ao invés de utilizar o disco físico, algo que já é feito no PC há alguns anos. “(…) eles estão integrando recursos de televisão agora quando nós começamos a trabalhar com centros de mídia há dez anos”, destacou o executivo, que acredita que esta mudança ajuda a colocar o PC em um patamar mais alto enquanto plataforma de ponta.

Quando questionado sobre a possibilidade de as novas plataformas tirarem a base de jogadores dos PCs, Frank Azor parece não acreditar muito nisso. “Veja quais são os games mais jogados por aí. ‘League of Legends’, ‘World of Warcraft’, esses são os jogos nos quais as pessoas passam mais horas. E até agora eles são exclusivos para PC”, afirmou.

Nesta semana, a pré-venda oficial do Xbox One no Brasil foi iniciada e o novo console da Microsoft já pode ser encontrado em lojas virtuais por R$ 2,2 mil. O kit disponível para o mercado brasileiro é composto pelo Kinect, controle sem fio e HD de 500GB.