[Tutorial] Otimizando o banco de dados do seu blog com o WP-Optimize

Com o passar do tempo, publicando novos posts, instalando e desinstalando novos plugins, implementando funções e outros quetais o banco de dados do WordPress tende a acumular um certo lixo. Esse lixo por sua vez tende a deixar os processos do seu sistema mais lento, isso porque a base vai ficando mais elástica e a cada consulta que o WP faz pra ela tem uma resposta mais demorada. Não vemos de primeiro momento por conta do efeito “sapo na panela”, vai acontecendo aos poucos e quando vemos o dashboard está muito lento e nem sabemos como resolver isso.

Existe uma série de rotinas que você pode fazer via PHPMyAdmin (que é o front-end do seu banco de dados disponível no painel de controle da conta de hospedagem) pra limpar essa sujeira, mas existe também uma forma mais prática de fazê-lo, usando um plugin chamado WP-Optimize.


Com ele é possível remover todas as revisões de posts (ele guarda um histórico de toda vez que você acessa um artigo pelo painel de administração como backup, e isso fica armazenado pra sempre), posts em rascunho, comentários que estão marcados como spam, comentários não aprovados e faz uma otimização no restante das tabelas do banco de dados.

Você seleciona as opções que se encaixam com a limpeza que quer fazer e clica em “Procced”. Antes porém é possível verificar quanto de espaço vai conseguir eliminando a sujeira que seu WordPress juntou ao longo do tempo, e aí temos mais uma vantagem, espaço em disco.

Quando ele terminar o trabalho mostrará quanto de fato conseguiu remover, a quantidade de espaço anteriormente prevista somada ao restante das otimizações de tabelas que foi realizada. É um bom plugin pra se ter no seu WordPress!