A maior fábrica de smartphones no mundo será da Samsung

A Samsung vai expandir uma fábrica de smartphones na Índia para torná-la a maior do mundo. Ela vai dobrar sua capacidade de 68 milhões para 120 milhões de unidades produzidas por ano; as obras serão concluídas até 2020.

A fábrica da Samsung terá 140 mil m² e fará desde smartphones de baixo custo — abaixo de US$ 100 — até a linha Galaxy S, diz a empresa em comunicado. Ela também poderá incluir outros aparelhos eletrônicos no futuro, como geladeiras e TVs.

A Samsung tem fábricas na Coreia do Sul, EUA e Brasil, mas o mercado de smartphones vem crescendo devagar nesses países. Por isso, a empresa está de olho na Índia: mais de 10% de sua produção total já é feita no país, e isso pode subir para 50% nos próximos três anos.

A venda de smartphones aumentou 14% na Índia durante o último ano, ritmo mais rápido entre os vinte principais mercados do mundo. Foi um total de 124 milhões de unidades, segundo a IDC, ficando atrás somente da China (e à frente dos EUA).

Por muito tempo, a Samsung foi a fabricante que mais vendia smartphones na Índia. Este ano, ela foi desbancada pela Xiaomi — que promete instalar mais três fábricas no país.

O primeiro-ministro Narendra Modi vem promovendo a iniciativa “Make in India” para atrair investimento direto estrangeiro; no ano passado, foram US$ 62 bilhões no total, incluindo reinvestimento.

Deixe uma resposta