Google: CEO prega colaboração para não “ferir usuários”

Larry PageO CEO e cofundador do Google Larry Page declarou em entrevista à revista Fortune que a empresa e a Apple ainda são parceiros com um bom relacionamento, apesar de recentes parcerias decontinuadas, como o aplicativo de mapas no iPhone, e pregou a colaboração entre concorrentes em benefício dos usuários.

“Eu penso que seria muito bom se todos pudessem se entender melhor e os usuários não sofressem em resultado das atividades das empresas”, disse Page à Fortune.

Segundo Page, a filosofia do Google é deixar todos os seus produtos à disposição do maior número de usuários – isso inclui versões para diversas plataformas em desktop ou dispositivos móveis, como talbets e smartphones, do Android (do próprio Google), ao iOS (da concorrente Apple).

“Às vezes nos deixam fazer isso, ás vezes não”, lamentou na entrevista.

Um caso recente que ilustra a “proibição” contra produtos do Google foi a troca do Google Maps como aplicativo por um próprio da Apple. Com falhas de localização, o aplicativo embarcado na última versão do iOS virou piada na internet e foi encarado como uma gafe do CEO da Apple, Tim Cook.

Apesar dos percalços que “ferem o usuário”, conforme indicou Page, a relação com a Apple segue amistosa.

“Nós obviamente conversamos com a Apple. Nós temos uma grande relação em buscas e assim por diante, e conversamos com eles, com certeza”, completa Page.

Na entrevista, que durou 70 minutos, Page explicou os investimentos do Google em carros inteligentes que se dirigem sozinhos, a possibilidade de um celular Nexus da Motorola, empresa adquirida pelo Google neste ano por US$ 12 bilhões, e também seu papel como CEO.