Lenovo ocupa o primeiro lugar no mercado mundial de PCs

Há oito anos, a empresa chinesa Lenovo entrou no cenário mundial após adquirir o negócio de PCs da IBM. Agora, finalmente a fabricante alcançou o seu objetivo de longa data e se tornou líder no mercado mundial de computadores, ultrapassando a Hewlett-Packard (HP).

Segundo informações divulgadas pela agência de notícias Reuters, agora a Lenovo detém 16,7% do mercado mundial de computadores pessoais, ante 15,3% no trimestre anterior. Quatro anos atrás, a chinesa ocupava a sétima posição no mercado de PCs. Mas, os produtos sólidos, preços agressivos e distribuição expandida no mercado dos Estados Unidos permitiram-lhe superar seus principais concorrentes por 16 trimestres consecutivos.

“Mesmo no mercado de PCs mais difícil de todos os tempos, a Lenovo não ganhou apenas participação, mas a empresa tem melhorado sua rentabilidade e introduzido produtos ainda mais inovadores para todos os segmentos de mercado”, disse o CEO Yang Yuanqing por meio de um comunicado divulgado pelo NewObserver.

Porém, o Gartner, responsável pelo estudo que apontou o domínio da Lenovo, disse que o quinto trimestre consecutivo de queda nos embarques marca o maior declínio na história do mercado de PCs. Na comparação anual, as vendas mundiais de PCs caíram 11% devido ao crescimento do mercado de tablets e smartphones.