Sites começam a se comportar mais como apps no Chrome para Android

No computador, estamos acostumados a passar boa parte do tempo acessando vários sites diferentes. No smartphone, o foco é mais em aplicativos, o que vem mudando ao longo do tempo por conta dos web apps — páginas da web que imitam um aplicativo, seja com um ícone em sua home screen, com o envio de notificações, ou uso dos sensores (GPS, por exemplo) do seu dispositivo.

Ainda que uma separação entre web e aplicativo seja bem visível, o Google está querendo mudar isso com testes no Chrome Canary para Android. Em uma atualização no projeto de Progressive Web Apps, que integra mais os web apps ao Android, o Google anunciou novidades interessantes que dão mais “cara de aplicativos” a sites da web.

Agora, quando um usuário adicionar um web app à tela inicial, ele também aparecerá na gaveta de aplicativos. O comportamento também será parecido, como mostra o gif abaixo, já que você pode arrastar o ícone para cima e ver informações como uso de dados e notificações, assim como um app comum. Observe que a tela de carregamento também é igual a de um aplicativo nativo do sistema.

Outros ajustes menores foram feitos para integrar melhor o web app. Se você tocar e segurar nas notificações de um aplicativo web, por exemplo, terá acesso às configurações de notificação do Android — e não aos ajustes do Chrome, como acontece hoje. Sem contar que agora o web app pode abrir um link que vem de outro aplicativo, assim como o app Twitter abre quando você clica num link do Twitter. Legal, né?

Como explica o Android Police, para testar a ferramenta, basta baixar o Chrome Canary no Google Play, abrir chrome://flags, procurar por #enable-improved-a2hs e ativar a opção. Depois é só reiniciar o aplicativo e abrir um desses Progressive Web Apps listados aqui. Quanto tempo até esse recurso chegar no Chrome estável?