Como ativar o Let’s Encrypt manualmente pelo cPanel

Inicialmente quando lançamos o Let’s Encrypt em nossos serviços de Hospedagem e Revenda, a ativação ocorrida de forma automatica, e caso o cliente precisasse de uma ativação manual, era necessário solicitar o suporte.

Felizmente o cPanel atendeu o pedido de muitos e liberou dentro do painel a opção para que o próprio cliente realize a ativação manual.

Lembrando: continua o mesmo requisito para que a ativação possa ocorrer, só é possivel ativar após os DNS estiverem configurados no domínio.

Caso você utilize os DNS do CloudFlare ou algum servixo similar, a ativação do SSL não funcionará. Utilize seus dns normais ou os da Super T Host.

Vamos lá.

Primeiramente, verifique se não existe algum certificado expirado ou alto assinado na sua conta, para isso entre em cPanel > SSL/TLS > Instalar e gerenciar SSL para seu site (HTTPS) > Gerenciar hosts SSL

Caso tenha certificados instalados, clique em detalhes e verifique se existe algum certificado auto assinado, caso exista, clique em desinstalar.

Após realizar a remoção dos certificados auto assinados, volte a tela inicial do cPanel e entre na opção SSL/TLS Status

Selecione todos os domínios que você deseja ativar o Let’s Encrypt e clique em Run AutoSSL

Pronto, seus domínios já estão com o SSL Let’s Encrypt ativo e valido.

A renovação ocorre de forma automática, mas caso seu domínio esteja com problema de DNS ou algo do tipo, basta realizar o último passo que o SSL será renovado manualmente.

Obs.: Domínios .TOP ainda não tem suporte do certificado Let’s Encrypt emitido pelo cPanel.